Como deixar de ser tímido em 7 passos

By Um Container - 07:00:00

Fonte: Kyle Krieger

Como deixar de ser tímido? É uma pergunta muito complicada pra respostas mais complicadas ainda. Eu sei o que é ser uma pessoa tímida e não posso dizer que me "curei" disso de forma completa. As pessoas olham pra mim e me dizem: você grava videos, tira fotos, não acredito que seja uma pessoa tímida. O problema é que existem níveis de timidez e momentos para que ela apareça (que normalmente são em momentos totalmente errados). Há momentos que eu não consigo falar com pessoas novas, fazer novas amizades pra mim, dependendo do momento acaba sendo uma tortura. Suo frio, tremo, borboletas ficam em meu estomago, é muito estranho. Mas há momentos que eu sei do que sou capaz e acabo deixando a timidez de lado. Pensando nisso criei esta postagem de como vencer a timidez usando 7 dicas. Tudo isso funcionou comigo e ainda funciona e acho que pode te ajudar a ser uma pessoa menos tímida.

NÃO SUPERVALORIZE AS OUTRAS PESSOAS

Fonte: Kyle Krieger

Se você colocar muitas pessoas em pedestais, como se elas fossem melhores que você em algo, fica muito mais difícil de se relacionar com qualquer pessoa. Esqueça isso e coloque todos em uma linha reta, todos são importantes da mesma forma e todos são iguais a você, pessoas com qualidades e defeitos, que erram e acertam. Claro que sempre teremos pessoas que acertam mais do que erram ou que erram mais do que acertam, mas isso não é motivo para menosprezar a si mesmo e nem a ninguém e muito menos colocar pessoas no pedestal. Quando você se iguala as outras pessoas tudo começa a ficar mais simples, tudo começa a simplesmente fluir.

NÃO COBRE TANTO DE SI MESMO

Fonte: Kyle Krieger

Não cobrar demais de si mesmo parece algo obvio demais, porém muitas pessoas tímidas cobram sempre demais delas mesmas e por isso não conseguem fazer as coisas. Gaguejar na frente de algumas pessoas é normal, isso acontece com muitas pessoas quando estão nervosas, mas vale lembrar da primeira dica, não coloque as pessoas em pedestais. Esquecer as palavras ou errar ao fazer algo também é normal, você não é uma maquina programada para acertar em tudo o que faz. Não tente dar um passo maior do que a sua perna. Tudo se aprende com a pratica, então se você não praticar fazer as coisas e se você não se deixar errar, não vai aprender.

DEIXE SEUS DEFEITOS ATRÁS DAS QUALIDADES

Fonte: Kyle Krieger

Quando você coloca seus defeitos na frente de suas qualidades acaba criando um escudo de pensamentos ruins e de incapacidade. Isso faz com que você fique preso em um looping de "não posso, não consigo, não quero tentar" por muito tempo. Pegue duas folhas de caderno e escreva ma primeira todas as qualidades que você tem, qualquer coisa que você pensa ser qualidade. Na segunda folha você coloca todos os defeitos que você acha que tem. Até agora parece fácil, mas depois que você fizer, compare as duas paginas.

Agora pegue a folha onde você colocou suas qualidades e coloque mais qualidades nela, demore o tempo necessário pra isso. A folha de qualidades vai precisar ter 1 qualidade a mais do que a folha de defeitos. Pode parecer bobo isso, mas esse exercício vai te forçar a perceber que você tem qualidades que suprem os defeitos. 

Dica extra: reserve um dia todo para fazer isso pois muitas vezes você pode tentar lembrar de defeitos ou qualidades que sumirão da sua mente. Peça ajuda de um melhor amigo. Saia perguntando para a sua família, isso ajuda a descobrir mais sobre você mesmo, além de mostrar que você consegue ter ligações emocionais com mais pessoas do que imagina.

ACREDITE MAIS EM SI MESMO

Fonte: Kyle Krieger

Acreditar que você é capaz pode mudar o seu dia e até mesmo a sua vida. Claro que é muito difícil você acordar em um dia comum e dizer pra si mesmo que é capaz de fazer qualquer coisa. Quanto mais você usar a frase "sou capaz" mais fácil se torna de acreditar em si mesmo. Comece com coisas pequenas.

* Sou capaz de ficar um dia sem beber refrigerante
* Sou capaz de fazer o dia de alguém ser melhor hoje

São coisas pequenas, claro, mas se você começar a perceber que é capaz de fazer muitas coisas pequenas, vai passar a perceber que é capaz de fazer qualquer coisa, até mesmo vencer a timidez e ir em cima de um palco apresentar algo. Você é capaz, acredite nisso.

NÃO SE SINTA UMA PESSOA DERROTADA

Fonte: Kyle Krieger

Imagine que você está prestes a apresentar um trabalho na frente de sua sala de aula. Você vai apresentar sozinho e sabe que estudou tudo e que sabe toda a matéria, mas está morrendo de medo porque acha que vai dar tudo errado. O que começa a acontecer? EXATAMENTE, você começa a ter pensamentos muito negativos sobre o que pode acontecer. Você achar que vai dar errado antes mesmo de fazer e isso piora tudo. Você precisa pensar que tudo tem coisa lados: chances de dar certo e chances de dar errado, mas você PRECISA ficar no meio disso ou pender mais pro lado de que tudo pode dar certo.

Quando mais você pensa que as coisas vão dar errado, mais nervoso você fica. A vida é feita de erros e se for necessário errar em algo, que seja, que aconteça. Pare de se importar com o que as pessoas vão pensar se você errar ou gaguejar em algum momento da apresentação. Lembre-se: você é capaz, você pode, você consegue.

CUMPRIMENTE MAIS AS PESSOAS

Fonte: Kyle Krieger

Já estou vendo você tremer apenas de pensar em sair cumprimentando as pessoas por ai. Tente respirar fundo e manter a calma, cumprimentar as pessoas é um passo que as suas pernas podem dar. Não precisa de muita coisa, basta dar um "oi" ou um "bom dia". A melhor forma de fazer isso é sair cumprimentando pessoas que você acha que não vai mais ver em toda a sua vida. Parece loucura, eu sei, mas funciona.

Quando falamos um "bom dia" para uma pessoa no ônibus, ou uma pessoa na rua, dificilmente ela vai deixar de te responder e você não precisa se preocupar com o que ela vai pensar do seu "bom dia" porque é uma pessoa que não faz parte da sua vida além desses segundos de cumprimento. Esse é um passo para você conseguir cumprimentar pessoas que você quer: aquele amigo do facebook, aquela pessoa que você segue no instagram ou até mesmo uma pessoa que você acha bonita e morre de medo de falar um "oi".

Dica extra (eu fiz isso muitas vezes): de manhã, varra sua calçada. As pessoas vão passar pela sua rua, muitas pessoas porque todos precisamos trabalhar, ir para a escola ou fazer qualquer coisa que seja de manhã. Não precisa falar "bom dia" pra todo mundo que passar, mas escolha algumas pessoas. Repare bem se a pessoa não está de fone, você quer que ela te escute e não que ela te ignore. Escolha uma pessoa e abra sua mente, imagine que hoje é o dia mais feliz da sua vida e cumprimente essa pessoa de maneira bem animada, não há possibilidades de alguém não lhe responder.

APRENDA A ACEITAR ELOGIOS 

Fonte: Kyle Krieger

Se você é tímido, quando uma pessoa chegar pra você e te elogiar, provavelmente você não consegue apenas dizer "obrigado". Você começa a tremer, a sentir algo estranho no estomago e parece que o mundo vai desmoronar. Treine isso. Você consegue sim dizer "obrigado" sem menosprezar o que foi elogiado. Você precisa aprender que as qualidades são relativas, depende demais de quem as vê. A medida que começa a aceitar os elogios que te fazem, você passa acreditar em suas qualidades e isso é um passo enorme em direção a vencer a timidez. Um elogio é um presente e rejeitar é uma grande falta de educação.

O que achou da postagem? Acrescentaria alguma coisa? Deixe seu comentário e aproveite para me seguir nas redes sociais e colocar o blog nos seus favoritos para receber todas as novidades.

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá!
    Durante muito tempo eu fui tímida, até eu começar a participar de projetos da escola que envolvia apresentações na frente de muitas pessoas, então eu naturalmente fui perdendo a timidez.
    Agora que sai da escola, parece que a timidez "voltou", nada como era antes, mas ainda assim isso me incomoda um pouco.
    Adorei a dica de cumprimentar as pessoas na rua! Vou tentar :D

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda me sinto tímido em vários momentos, inclusive quando eu não deveria ser tímido, claro. Mas isso me ajudou demais a conseguir conversar com as pessoas sem me preocupar com a timidez, acho que pode ajudar muitas pessoas. Espero que goste da experiencia de cumprimentar pessoas na rua, eu acho demais. Beijão.

      Excluir
  2. melhor tutorial da internet, eu sou timida mais não tanto, eu consigo conversa normalmente, sentir uma derrotada as vezes, mais eu acho que isso é bem comum mais não que seja exagerado, aceitar elogios é bem raro kkkkk eu ficou bem envergonhada
    AMEI O POST <3
    XOXO <3
    http://dosedestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também fico envergonhado, não sei aceitar bem os elogios, por fora eu falo um "obrigado", mas por dentro eu quero gritar "para com isso". Mas isso é normal, acho que sempre vamos ter um pouco de timidez na vida em vários momentos. Que bom que gostou da postagem, espero te ver aqui mais vezes. Um grande beijo.

      Excluir

Deixe o seu comentário, não esqueça do seu email e do seu blog!