Dicas para escrever bem uma postagem

By Um Container - 10:30:00


Quando criamos um blog, a primeira coisa que precisamos ter em mente é que sempre temos que atualiza-lo com muito conteúdo de qualidade para não deixar os futuros leitores na mão. Logicamente que não teremos um publico pronto e por isso precisamos nos empenhar ao máximo para chamar pessoas para nosso blog, para mostrar conteúdo e fideliza-los. Precisamos deixar nossa marca registrada para eles e conseguir que cada um dos leitores saiam satisfeitos de terem lido algo que valeu o tempo deles. Precisamos mante-los fieis ao nosso conteúdo. De nada adianta criar um blog por criar, apenas por ter, sem ter conteúdo ou pessoas para ler o que escrevemos. Pra que isso aconteça, existem regras que precisamos seguir sempre.

CRIE UM PADRÃO PARA IMAGENS

Quando você for fazer qualquer tipo de postagem, precisa que todas as imagens das postagens estejam em um padrão de tamanho e corte. Isso ajuda a harmonizar mais o seu blog e suas postagens para que não tenha imagens de tamanhos variados e polua a postagem ao invés de ajudar. Escolha a melhor forma de colocar as fotos em seu blog, seja na horizontal ou na vertical; quadradas ou retangulares. Usando um padrão de imagens, ajuda a criar uma identidade visual para suas postagens. Além disso, é sempre bom que edite as imagens e deixe-as mais bonitas, com algum filtro que também deixe a sua marca. Caso pegue imagens da internet, marque de qual fonte elas foram retiradas para que não haja problemas futuramente.

ALINHAMENTO DOS TEXTOS

Quando escrevemos uma postagem, precisamos que ela pegue por completo a area que é designada para ela usando todo o espaço possível para ser preenchido por palavras. Use sempre o alinhamento "justificar" que tem no blogger. Isso faz com que a postagem comece e termine nos dois extremos que tem de espaço para ela e não deixa que as linhas fiquem maiores que as outras. Isso deixa as postagens bem alinhadas e o leitor mais a vontade para ler qualquer postagem que seja.

TAMANHO DA POSTAGEM

A postagem precisa ter no minimo 300 palavras para que o Google indexe ela em suas paginas. Menos que isso, dificilmente ele deixará ser primeira pagina, ou segunda, ou terceira. Tente criar postagens dividindo parágrafos de até 6 linhas para que não seja muito cansativo para quem esteja lendo. Menos que 6 linhas em cada paragrafo deixa o leitor perdido também, então tome cuidado. Muito menos e muito mais significa problemas para conseguir trazer mais leitores para seu blog.

COR DAS LETRAS

As letras precisam ser pretas ou cinza escuro. Não use letras coloridas, pois isso incomoda os leitores além de dificultar que prestem atenção no que está dizendo. Quando escrevemos uma postagem, temos uma mensagem para passar para as pessoas, precisamos mostrar seriedade e profissionalismo, não importa qual seja o tema. Sempre preste atenção para mostrar que está ali para criar conteúdo para eles.

RELEIA VÁRIAS VEZES

Se você apenas escrever uma postagem e colocar ela no blog sem ler ela várias vezes para ver se faz sentido, pode ser que você deixe algo passar e que não consiga passar a mensagem que pretendia. Isso acaba deixando os leitores bem insatisfeitos e pode deixar você também além de fazer com que a taxa de rejeição do seu blog aumente consideravelmente. Quando relemos as postagens muitas vezes, podemos mudar algumas coisas, melhora-las um nível. Não deixe que passe nenhuma mensagem errada para seus leitores.

PESQUISE SOBRE O QUE VAI FALAR

Toda postagem, pra ser bem montada e criada, precisa de uma pesquisa. Quando vamos escrever, precisamos ter a certeza do que vamos falar para não passar informações erradas. Por isso é indicado que crie um blog para o nicho que você tem conhecimento. Não adianta de nada você saber falar sobre maquiagem e criar um blog que fale sobre dieta (caso não saiba sobre dieta).

MUITA ATENÇÃO NO TITULO 

O titulo precisa de atenção também, ele precisa representar sobre o que está falando na postagem. É basicamente um resumo em uma frase sobre o assunto que sua postagem aborda. Além disso, precisa fazer com que o leitor se interesse em ler a postagem completa. Para isso, escreva primeiro a postagem e depois crie o titulo da postagem, isso te dá liberdade para escrever muito e depois dar nome ao texto.

POSTAGEM FREQUENTE

É necessário postar frequentemente no blog, no minimo três vezes por semana. De inicio, não recomendo que poste todos os dias. Três vezes por semana é o suficiente, pois você vai precisar de tempo para divulgar o seu trabalho, precisa elaborar bem como vai levar o seu conteúdo para as pessoas.


  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi Alef, tudo bem? Conheci seu blog ontem e estou adorando o conteúdo. Estou me formando em Jornalismo esse ano (já apresentei TCC e tudo) e trabalho com marketing digital a 3 anos já, então é sempre bom encontrar outras pessoas do nicho, principalmente porque retomei recentemente meu blog e ainda estou meio enferrujada.
    Sobre o seu post, eu concordo com quase tudo, acho algumas bem relativas (meio que tanto faz se seu parágrafo tem 3 ou 6 linhas, desde que você consiga passar a mensagem claramente), mas discordo apenas de uma: manter o post justificado, nos meios digitais é uma péssima prática pois como não temos como coordenar o espaçamento dos caracteres (coisa que é feita por quem edita jornais, revistas e etc), o espaçamento que sobraria no final do texto é dividido em pequenos blocos em branco entre as palavras que quebra o ritmo de leitura. Tem um texto de um especialista sobre o assunto aqui (http://thiagonasc.com/desenvolvimento-web/justificar-texto-na-web-boa-ou-ma-pratica).
    De qualquer maneira, vou continuar acompanhando o blog e suas dicas, ver o que está funcionando na blogsfera atual (sou lá daquela época de 2008~2012). haha
    Parabéns pelo blog. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, adorei e já estou lendo o texto do especialista. Obrigado por dar sua opinião, pois ela é muito importante pra mim. Espero que goste do conteúdo do blog. Eu fazia parte dos blogs de 2011, mas desisti em 2012 e voltei em 2015 com esse. Espero que consiga se encontrar e me envie seu blog por e-mail para que eu possa conhecer. Além disso, se tiver algumas duvidas, poderei te ajudar por lá. Um grande beijo. Venha mais vezes.

      Excluir

Deixe o seu comentário, não esqueça do seu email e do seu blog!