Regras para conseguir parcerias para seu blog

20:59:00

Regras para conseguir parcerias para seu blog

Conseguir parcerias para seu blog ou canal requer muito trabalho e dedicação.


Uma parceria sempre é bem vinda, porém, é necessário tomar muito cuidado para não conseguir parcerias erradas. Não estou falando apenas de empresas que não cumprem o combinado mas também sobre produtos que não tem nada relacionado com seu blog, com o seu trabalho ou até mesmo você não cumprir o que é combinado. Não adianta falar sobre lasanha em um blog de "dicas para youtubers". Eu sou adepto a escrever sobre tudo e por isso meu blog se denomina como um “blog pessoal”. Sendo assim, eu tenho uma certa liberdade pra falar de muitas coisas e apresentar mais produtos do que um blog de um nicho em especifico. Eu acho legal a gente conversar sobre como conseguir parceria, o que é necessário, o básico do básico para começar a convidar empresas para fazer uma parceria com o seu blog. 

CONTEÚDO TEM QUE FAZER A DIFERENÇA

É necessário que você tenha conteúdo relevante. Parece clichê falar isso pois é o que todas as pessoas falam sobre conteúdo, mas você PRECISA muito se empenhar no conteúdo para fazer com que as pessoas que leiam seu blog passem um tempo razoável navegando nele. Quando for escrever, não economize linhas e nem criatividade. Escreva corretamente para que seja legível para qualquer pessoa. Uma empresa não vai querer fazer uma parceria com alguém dono(a) de um blog que escreve tudo de forma atropelada sem conseguir colocar uma ordem nas ideias e nem fazer com que seu conteúdo seja relevante para qualquer pessoa. Para conseguir parcerias você precisa estar atento a isso.

APARÊNCIA CONTA MUITO

A aparência do blog é algo que deve ser cuidada sempre. Não adianta ter um bom conteúdo e o seu blog não ter um visual clean, limpo. A pessoa está entrando em seu blog para ler, então não faça nada que possa tirar a atenção dela do seu conteúdo. Quando digo isso, me refiro a blogs que poluem a própria imagem como: blogs com bordas na cor rosa, vermelho ou qualquer cor gritante; fundos coloridos que impedem o leitor de se concentrar no que está lendo; cursor soltando estrelas, corações ou qualquer outro tipo de coisa. O seu blog precisa parecer o mais limpo e profissional possível. Nada de textos coloridos, por favor.

NÚMEROS IMPORTAM

Pode parecer maldade com todos os blogueiros iniciantes, mas números são muito importantes. Podem não fazer diferença pra você, mas se quer parcerias e quer tornar isso o seu trabalho, precisa conseguir que os números aumentem. Quanto mais seguidores no blog, mais views em postagens, mais comentários, maiores são as chances de uma empresa fechar uma parceria com você, pois assim ela verá que vai valer a pena o investimento dela em você e no seu blog.

Veja também: 

Como divulgar blogs, canal do youtube e gerar 400% mais trafego

REDES SOCIAIS

Redes sociais são tão importantes quanto o blog. Os números nelas tem tanta importância quanto os números do blog. São necessárias para conseguir divulgar o seu trabalho e conseguir parcerias, várias. Uma empresa não vai te contatar ou aceitar uma proposta de parceria se você tiver poucos seguidores nas redes sociais. Existem empresas que fecham parcerias não com os blogs, mas com as redes sociais (muitas vezes instagram) e isso é um passo para conseguir parcerias e mais sucesso. 

Veja também: 

SAIBA ABORDAR A EMPRESA

Saiba abordar a empresa que quer fazer a parceria. De nada adianta você ter tudo o que eu falei ali em cima, fazer tudo certinho e chegar na empresa falando “eae, vamos fazer uma parceria?”. É necessário estudar a empresa e conseguir mandar uma boa proposta pra ela. Tudo o que você precisa fazer é apresentar o seu trabalho, mostrar números e ela vai te fazer uma proposta. Vai de você aceitar ou fazer uma contraproposta.

Eu mandei para algumas empresas pra fazer parcerias comigo e mesmo que algumas não aceitaram momentaneamente, elas me responderam os motivos e eu sei que mais pra frente vamos conseguir parcerias boas.  Lembre-se de se dedicar ao máximo ao seu trabalho, ao seu blog. Se você quer mesmo que isso se torne o seu trabalho, precisa se empenhar como se fosse o seu trabalho desde já, mesmo não ganhando dinheiro ou produtos com ele. Você está ganhando visitas e reconhecimento de muitas pessoas e isso é ótimo, é o que a gente também procura.

Veja também: 
Regras para conseguir parcerias para seu blog
Como conseguir parcerias para: Blog, Youtube e Instagram
Media Kit: o que é e como fazer um para seu blog


POSTE COM FREQUÊNCIA

O seu blog tem que ser atualizado no mínimo 3 vezes por semana (se você tiver um canal, atualize 4 vezes, 3 com postagens escritas e uma com vídeo). Isso ajuda a manter seu publico, ajuda as pessoas a saberem que sempre tem novidade no seu blog, que sempre tem uma postagem nova e que vai ter conteúdo suficiente para ler no final de semana caso ela não possa entrar todos os dias da semana. Acredite, isso vale a pena e faz a maior diferença para empresas e para os leitores. Se programe e deixe tudo pronto para postar a semana toda.

Você precisa acreditar que o que você faz vai dar certo e não tenha pressa. Não é porque uma pessoa tem um mês de blog e conseguiu uma parceria que vai acontecer com você. Cada blog, cada pessoa é diferente da outra. Jamais se compare a alguém, apenas se inspire e faça dar certo. Não é necessário investir muito no blog no inicio pois não temos renda para gastar, mas o que eu acho valido é aprender a mexer em tudo: layout, código HTML, imagem, tudo. Se você aprender, vai precisar pagar apenas para comprar um domínio próprio quando achar que está na hora.

Espero que isso ajude vocês e que tenham uma certa ideia do que é necessário para fazer uma parceria. Deixem nos comentários quanto tempo demorou para vocês conseguirem uma parceria e se valeu a pena.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

18 comentários

  1. Muito bom cara seu artigo, parabéns e futuramente vou correr atrás de uma parceria, sei q agora não é o momento, mesmo prq meu blogger é novo e quero deixar ele 100% o q não é o caso atual, mais uma vez parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, eu fico feliz que você tenha gostado e espero ter ajudado ao maximo para que consiga futuramente varias parcerias pro seu blog. Obrigado pela visita e espero te ver aqui mais vezes.

      Excluir
  2. ótimas dicas gostei ! não tenho parceiros ainda vou seguir essas dicas a risca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, tenho certeza que conseguira varias parcerias. Obrigado pela visita, volte mais vezes.

      Excluir
  3. Adorei dicas muito valiosas e importantes.Tenho algumas dúvidas e gostaria de te enviar um e-mail com elas. abraços.
    https://camafeublogblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iris, fique a vontade para me enviar um email. Qualquer duvida que eu saiba lhe responder será respondida o mais rapido possivel. Obrigado pela visita e espero te ver aqui mais veses.

      Excluir
  4. Boa noite ! Meu nome é Carla e também tenho um blog. Blog da Carla - Atualíssima e mantenho um outro com o mesmos assuntos - Moda/gastronomia/entretenimento. (se tiver que explicar vai tomar um pouco o seu tempo .kkk) Gostei do seu artigo e minha pergunta é : Faz quanto tempo que você está com o blog? você acha que somente com blog, FB e Twiter há chances de ter números de pessoas curtindo ? só não tenho instagram pois não sei como transferir o blog para instagram. Aliás eu não expert em mexer em nisso. Estou apanhnando um pouco. desculpas se desabafei. parabéns pelo blog e o texto. um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla. Eu acho que é possível sim conseguir muitos seguidores e muitas curtidas com as redes sociais. Depois que eu passei a divulgar mais meu blog tive muito mais curtidas e muito mais comentários do que antes. Hoje em dia eu publico aqui no blog e já tenho comentários no mesmo momento. Vale a pena sim.

      Excluir
  5. Oi, que interessante. Adoro ler sobre parcerias, como meu blog só tem 6 meses de vida eu comecei a participar de tags e desafios com o objetivo de ganhar mais seguidores além de que desafios são ótimos motivos para mantermos projetos. Queria sua opinião, acha que é bom começar assim? Bem, de todo jeito adorei as dicas, e agora vou explorar mais um pouco do seu blog. Se puder mande me um e-mail, secretblackcl@gmail.com adoraria saber sua opinião sobre o que posso melhorar no meu blog :D http://blogdacarolluca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, eu adorei o seu comentário e pode ter certeza que estou lhe escrevendo um e-mail agora com meus pensamentos de como pode melhorar seu blog, espero que te ajude e que seja útil. Obrigado pela sua visita, espero te ver aqui mais vezes.

      Excluir
  6. Já salvei nos favoritos pra ler mais com calma, mas pelo que vi, suas dicas são ótimas!
    Obrigada!!
    P.s:Adorei o nome do blog!
    Abraço!
    http://diariofemininno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layla, eu espero que você goste e pode procurar aqui no blog que tem muito mais conteúdo legal como esse, você vai adorar. Obrigado pela sua visita e espero te ver aqui mais vezes.

      Excluir
  7. O modelo que deixou é muito útil. Obrigado por partilhar e por explicar de um modo tão claro algo que seria tão simples mas às vezes se complica!

    Fátima Teixeira
    www.musicacomcafe.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, eu amo ajudar e criar conteúdo pro blog então achei útil juntar as duas coisas para passar a todos o que eu penso, a minha experiencia com o blog e com a vida. Eu fico feliz que tenha gostado e espero que te ajude muito daqui pra frente. Muito obrigado pela visita, espero te ver aqui mais vezes.

      Excluir
  8. Oi, Alef! Tudo bem? Sou a Winny, do blog "Mundo da Winny" e nele abordo temas relacionados a livros. Eu já tive um blog antes dele chamado "1, 2, 3 e gravando" junto com uma amiga e gravávamos vídeos no youtube. Mas depois de um tempo não deu certo e agora tenho o meu sozinha. Em uma semana de blog, eu consegui uma parceria com um escritor de minha cidade e fiquei muito feliz. Minha mãe é daquelas que acham que internet é só perda de tempo. Mas hoje em dia estou tento bons resultados, não parei de estudar, mas também não parei de postar! Já recebi muitas coisas de parceria e costumo brincar com minha mãe: "Olha, para quem disse que não valia pena...". Minha estante de livros aumentou, além dos objetos que ganho relacionados a papelaria, pois também amo qualquer coisinha fofa de papelaria! Enfim, é isso! Percebi agora o quanto meu comentário ficou grandão, mas saiba que sempre visito o seu blog e gosto muito de suas postagens! Beijos!

    http://mundodawinny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o seu comentário e não tem o menor problema de ter ficado grande. Eu ainda não consegui uma parceria com algum escritor ou com editora, mas é o meu objetivo, quero ler mais, ter mais livros na minha estante e poder postar sempre mais conteúdo para meus leitores. Eu fico feliz que você faça parte dos meus leitores e que goste das minhas postagens, nunca pensei que eu iria conseguir essa quantidade tão grande de pessoas que me acolhem com carinho. Obrigado pela sua visita e espero te ver aqui muitas vezes.

      Excluir
  9. Amando conhecer o trabalho de alguém que conhece tanto o que faz! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcela. A vida sempre ensina mais coisas e no mundo dos blogs, quanto mais você aprende, mais descobre que não aprendeu nada. Porém eu tento sempre passar o que eu sei para todos que querem iniciar nesse mundo, sem dificuldades, sem mentiras e ilusões. Tudo o que possa ajudar a pessoa se encontrar. Eu adorei a sua visita e espero que você venha me visitar mais vezes. Um grande beijo.

      Excluir

Deixe o seu comentário, não esqueça do seu email e do seu blog!