Media Kit: o que é e como fazer um para seu blog

By Um Container - 20:45:00

como fazer um Media Kit e porque é importante para o blog

Media Kit é algo essencial para seu blog.

É como se fosse o currículo do seu blog onde você diz tudo sobre ele de uma forma rápida, direta e resumida. Você precisa vender o seu blog no seu Media Kit, conseguir com que as empresas se interessem pela proposta ou que enviem propostas para você. Claro que não adianta ter um Media Kit se você não tem: um template clean e organizado, um bom conteúdo e postagens regulares. O Media Kit está ai para conseguir mostrar para as empresas o porque anunciar em seu blog será interessante para elas e para você. As empresas não são suas conhecidas e por isso, dificilmente vão sair dando produtos para vocês testarem sem eles terem uma ideia do seu publico. Nele também você tem que mostrar os valores de publicidade, formas para que isso aconteça e seus alcances. Números são importantes, mas engajamento é mais. Já ensinei como pedir parcerias para empresas e mostrei as regras para conseguir parcerias com empresas.

QUAL O MODELO DO SEU MEDIA KIT?

Existem muitos modelos de Media kit que você pode fazer. Entre eles estão os modelos: verticais, horizontais e simples. Depois de escolher qual o modelo, você precisa saber quais são as cores que você vai usar nele. Não adianta você ter um blog trabalhado nas cores preto e branco (meu caso) e criar um Media Kit com muito azul e vermelho. Tente ser o mais clean possível e usar as cores fortes para ressaltar coisas importantes.

Veja também:

UM MEDIAKIT PRECISA TER:

* A logomarca do seu blog, algo que mostre a empresa que você já tem uma "marca registrada", isso ajuda a ganhar uma certa credibilidade já.

* Uma descrição breve sobre o autor e sobre o blog. Seja breve mesmo nisso, as empresas não vão querer ler textões que falam sobre tudo o que passou na vida. Conte o básico.

   AUTOR: nome, idade, onde mora, o que gosta de fazer, etc.
   O BLOG: quando foi criado, porque foi criado, temas abordados, etc.

* Se saiu alguma matéria sobre seu blog em alguma revista, jornal, site, ou outros blogs, mostre aqui. As empresas vão gostar de saber que você já está sendo conhecido(a).

* Dados do Google Analytics como: visitantes únicos/mês; total de pageviews/mês; porcentagem de visitantes femininos e masculinos (isso é muito importante para várias empresas); gráfico de idade dos leitores que visitam seu blog, etc

* Você precisa ter todos os dados das suas redes sociais (seguidores, curtidas, alcance, etc). Esses dados podem ser retirados de cada rede social, pois elas fornecem esses dados. Neste momento você coloca as URL's para cara rede social e se possível uma miniatura da tela inicial de cada uma. Toda empresa presa muito a boa aparência e isso conta como pontos positivos ou negativos, dependendo da aparência de cada perfil seu. 

* Os formatos de publicidade no seu blog não podem faltar. Você precisa saber quais modelos de publicidade aceita: publipost, banners, looks patrocinados, etc.

* Motivos para anunciar no seu blog devem vir logo depois dos formatos de publicidade. Essa parte é muito importante para conseguir mostrar para as empresas que vale a pena anunciar no seu blog e que elas terão um retorno. Esse é o momento de fazer um paragrafo de 4 linhas (no máximo) explicando os motivos para eles anunciarem.

* Você pode (e deve) colocar os parceiros que já fizeram ou fazem parte do blog. Parcerias já feitas com empresas, publicidade, etc.

* Por ultimo, mas não menos importante: contato por e-mail e telefone. Pode colocar os links das redes sociais também, mas não acho que seja necessário.

Veja também: 

São muitos passos a serem seguidos, mas é quase que uma regra. Se você fizer um Media Kit faltando conteúdo ou grande demais, pode ser que as empresas nem entrem em contato com você para responder se aceitam fazer parcerias ou anunciar, então tome muito cuidado com isso e não deixe nada de fora.

TERMINEI DE FAZER O MEDIA KIT, E AGORA?

Agora você pode estar colocando na sua pagina de contato do blog para que, caso algumas empresas entre no seu blog para conhecer, sem que você tenha entrado em contato com elas, já conseguirão ver os dados do blog e isso pode ajudar, fazendo com que elas entrem em contato com você para oferecer parcerias. Você pode transformar ele em arquivo PDF que é o melhor formato para que você consiga enviar por e-mail para as empresas que vai entrar em contato. Não esqueça de enviar para a empresa um pequeno texto de apresentação junto com o Media Kit (não envie apenas o media kit para a empresa sem nenhuma informação no corpo do e-mail). 

SOLICITE O SEU MEDIA KIT AGORA 

Caso você não tenha paciência para fazer um ou não sabe como fazer, entre em contato comigo pelo e-mail contatoumcontainer@gmail.com e encomende o seu por apenas R$30,00.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Deixe o seu comentário, não esqueça do seu email e do seu blog!