Como divulgar seu blog de forma correta

20:52:00

Como divulgar blog e canal e gerar 400% mais trafego

Divulgar blog, canal do youtube e redes sociais é algo que precisa ser aprendido.


Você leu certo, mas está fazendo errado. Provavelmente você chegou neste artigo através de buscas de como conseguir divulgar blogs ou seu canal ou esse artigo chegou até você através da minha divulgação eficiente. Divulgação é algo primordial para quem quer ter sucesso, seja na internet ou fora dela. A gente precisa chegar até os clientes e também fazer os clientes chegarem até nós, fazendo disso um trafego continuo e de boa qualidade. Mas como fazer isso se não tenho publico? Como fazer isso se eu não tenho minhas redes sociais lotadas de pessoas que querem ver meu conteúdo? Existe uma frase que deixa bem claro isso para todos.

"Quem não é visto não é lembrado."

A internet é um grande campo verde cheio de flores onde você pode colher conhecimento e agregar conteúdo para seu blog. Você já deve ter procurado outros diversos artigos que dizem que você DEVE divulgar blog nos grupos do Facebook pois isso pode te trazer um grande trafego já que os usuários do facebook sempre querem mais e mais conteúdo, sempre querem ser alimentados pela internet. Todos esses artigos estão certos até um certo ponto. Quando você inicia um blog ou um canal, você pensa logo em divulgar seu trabalho para "amigas(os) blogueiras(os)", aquelas pessoas que trabalham no mesmo ramo que você e que também estão iniciando. Sendo assim, você acaba entrando em dezenas de grupos de blogueiros, youtubers e divulga sempre neles. Perde horas interagindo com as pessoas e postando varias vezes ao dia. O seu numero de visualizações aumenta e você está bem feliz com isso. Alguns meses se passam e você chegou em um ponto que o numero empaca e você não sabe o motivo sendo que você está divulgando demais e da forma "correta". Aí que está o ponto que eu quero chegar, você está fazendo isso de forma ERRADA. Em grupos de blogueiras, todas(os) querem divulgar blog e canal no youtube, mas nem um terço das(os) integrantes chega a ver o seu conteúdo de verdade, porque querem resultados para seus trabalhos, querem divulgar e não perder tempo em ver as postagens de outras pessoas

Provavelmente você é uma das pessoas que divulga seu blog, mas que não fica rolando o grupo do Facebook para visitar outros blogs ou ver o conteúdo de "colegas de trabalho". Você precisa aprender a fazer a divulgação de uma forma correta e por isso existem muitas coisas que precisam ser consideradas para você fazer dar certo e render o tanto que acha que merece.

PRIMEIRO PASSO - ENCONTRAR GRUPOS

Se você tem um blog ou canal de moda e maquiagem, aconselho você a entrar em vários grupos relacionados a isso, tanto os grupos de moda masculina, quanto feminina, infantil, plus size, maquiagem, auto maquiagem, cabelos, etc. Se tem um blog e canal de "gameplay", encontre grupos de jogadores dos mesmos jogos que você. Se é um conteúdo de literatura, entre em grupos de literatura, de escritores, poetas, etc. Se você tem um blog ou canal com conteúdo variado, entre em todos os grupos que acha que faz parte do seu nicho para sempre poder divulgar seu blog e as postagens neles.  Uma dica extra que eu dou e que eu sei que vai trazer um grande rendimento para você é: participe de grupos da sua cidade. Sejam esses grupos de vendas de produtos, de moda, de viagens, enfim, de qualquer coisa, entre nesses grupos e também divulgue lá. Isso vai te ajudar a ficar conhecida na cidade e região e vai te ajudar até mesmo com parcerias mais pra frente. Entre em grupos aleatórios como: signos, trabalho, marketing digital, alimentação e etc. Procure grupos com mais de 15 mil pessoas. Quanto maior o grupo, melhor será o resultado da sua divulgação.

SEGUNDO PASSO - DESCRIÇÃO

Quando você pensa em divulgar blog em grupos, logo pensa em chegar e jogar apenas o seu link lá com a miniatura para as pessoas verem e acessarem, mas não é bem assim que você conseguirá atingir as pessoas. Você precisa de uma breve descrição que informe as pessoas sobre o que é a postagem que você está divulgando, deixar as pessoas curiosas para saber mais a respeito do que está falando. Pra isso você pode pegar um trecho da sua postagem de três linhas (não mais que isso) e colocar na descrição da postagem no grupo do Facebook. Isso vai mostrar as pessoas mais ou menos sobre o que está falando a postagem. Caso seja um vídeo, descreva em três linhas sobre o que fala o vídeo. Essa é uma parte importante, mas ela sozinha não vai fazer milagre, precisamos da imagem para divulgação. 

TERCEIRO PASSO - IMAGEM DE DIVULGAÇÃO

Quando as pessoas entram em um grupo, muitas postagens passam por elas de uma forma direta, muitas vezes despercebida. Você precisa fazer a diferença, precisa fazer com que chame atenção da pessoa para ela clicar na sua postagem, para ela entrar em seu blog ou canal e querer saber mais sobre o que você tem a dizer. Pra isso você precisa de uma imagem de divulgação e essa imagem tem que ter ligação com o o conteúdo produzido. Muitas pessoas colocam o link da postagem e aparece uma miniatura com a imagem da postagem e o titulo. Isso pode ser usado para você que não tem tempo de criar uma imagem para divulgação, porém o Facebook diminui o alcance de postagens assim. A rede social prefere quando você faz uma postagem com imagem, com uma foto, então o melhor a fazer para que sua postagem seja vista por grande parte do grupo é criar uma imagem sobre a postagem e colocar nela o titulo. Quando se faz isso, o seu alcance será o tripo do que quando você apenas jogar seu link com a descrição e a miniatura da postagem.

QUARTO PASSO - MONITORANDO LINKS

Você já tem a imagem para divulgação e já tem a descrição também. Agora você precisa do link da postagem. Você precisa monitorar o link, saber quantas pessoas entraram através dele na sua publicação, pois assim você vai ter a certeza de quantas pessoas se interessaram na sua postagem e o quão certo está dando a sua divulgação. Pra fazer isso, você pode pegar o seu link da postagem e jogar no site goo.gl que é da google. Você consegue encurtar seu link por lá. O site te da a chance de monitorar os cliques que teve no link, além de deixa-lo bem menor, o que faz ele ficar visualmente mais bonito. Uma coisa que você pode fazer também é, ao invés de usar o encurtador de link, colocar apenas a URL principal do seu blog ou canal, fazendo a pessoa ir para a pagina inicial. Isso vai ajudar a indexar o nome do seu blog ou canal na cabeça da pessoa, porém, assim não tem como monitorar, então você pode fazer isso um dia sim e um dia não.

QUINTO PASSO -  POSTAGENS FREQUENTES

De nada adianta você conseguir montar um bom esquema de divulgação se seu blog não tiver uma frequência de postagem ou se ele tem e você não tem essa frequência nos grupos. Todos precisam estar atualizados e normalmente as pessoas, no inicio do seu trabalho, não saberão quem é você e por isso, você precisa chegar até eles e deixar sua marca. Poste nos grupos frequentemente, mas tenha muita atenção no bloqueio que o Facebook poda fazer com a sua conta, deixando sem poder divulgar em grupos. Divulgue em 10 grupos a cada 2 horas. Essa tática funciona comigo ainda, mas sabemos que o Facebook ainda vai dificultar as coisas para nós divulgadores.

Esses cinco passos vão fazer a grande diferença quando o assunto é divulgação. Você precisa de imagem, descrição e link. Todos precisam ser componentes de um todo para conseguir chamar atenção das pessoas. Seguindo esses cinco passos, tenho certeza que suas visualizações vão aumentar muito, gerando mais trafego sempre. Dessa forma, não teremos rivais ou links jogados, teremos sempre visitantes contentes com nosso trabalho. 

Se eu te ajudei, me ajude também. Siga minhas redes sociais e compartilha esta postagem em grupos de blogueiros para todos conseguirem divulgar melhor o trabalho. Somos amigos blogueiros e não rivais. Pense nisso.


VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

2 comentários

  1. Para mim não têm sido fácil encontrar grupos ligados a mundo da moda no facebook com o fim de fazer divulgação, vou continuar a procurar.
    Vou criar também a imagem de divulgação, parece-me uma mais valia.
    Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns grupos, não muitos mesmo, mas você pode usar outros grupos como os de vendas. Todos estão na internet pra ver coisas interessantes, basta você espalhar por ai e sempre terá pessoas que vão ver o que você faz. Um grande beijo e espero ter você aqui mais vezes.

      Excluir

Deixe o seu comentário, não esqueça do seu email e do seu blog!