7 dicas para quem vai gravar vídeos

20:31:00


Muitas pessoas acham que pelo fato de eu ter um canal no youtube e ter um blog eu sou uma pessoa que não tem vergonha de falar em publico ou que não tem nenhum problema com nervosismo quando precisa falar com pessoas que mal conhece. Essas 6 dicas para quem vai gravar vídeos vão fazer com que você veja que não é apenas você que está passando por problemas nesse mundo. Posso dizer que o fato de gravar para o youtube apenas me ajudou na questão de conseguir formar as frases antes de falar de uma forma mais rápida e me ajuda a não perder tanto o raciocínio, mas em momento algum fez com que eu perdesse a vergonha de falar em publico. Uma coisa que as pessoas precisam aprender é que gravar para uma câmera é mais fácil do que falar para pessoas pessoalmente, mas não significa que foi fácil no inicio. Só de olhar para a câmera a minha língua travava, minhas ideias sumiam e tudo o que eu tinha que falar parecia que estava se apagando da minha mente. Com o tempo e com muitos vídeos gravados eu passei a ter mais facilidade, mas isso nada mais é do que afinidade com a câmera. Pode parecer que não, mas é complicado você falar com uma câmera imaginando que existirão pessoas que vão assistir o que você está gravando.

Precisei gravar muitos vídeos para conseguir fazer com que eles começassem a parecer com o que eu queria. Acabei criando na minha mente padrões de gravação, edição para conseguir facilitar mais a minha vida em questão do canal e isso faz com que eu me saia melhor nos vídeos hoje em dia do que nos vídeos de antigamente. Se fosse feita uma comparação do meu primeiro vídeo do canal com o ultimo eu sei que estou muito melhor do que eu era e vou evoluindo a cada vídeo, a cada assunto, a cada edição. O problema é que eu sempre procurava uma forma de conseguir criar uma padrão para as pessoas, algo que elas pudessem seguir e que funcionasse para todos e ajudasse cada um que fosse começar a gravar seus vídeos e até mesmo os que já gravam. Acaba sendo difícil isso já que cada pessoa tem um gosto diferente e pensamentos diferentes (sem contar na abordagem, forma de falar e etc) mas consegui pelo menos criar 6 dicas para quem vai gravar vídeos.

A CÂMERA É SUA AMIGA

Trate a câmera como sua melhor amiga fazendo o que você faz quando está com seus amigos de verdade pois assim você será exatamente você e se sentirá mais livre para poder falar as coisas, para conseguir mostrar o que você realmente quer de uma forma natural, sem parecer que está forçando ser alguém que não é. Olhe para a câmera visualizando o seu amigo ou amiga ali e faça com que seja um monologo agradável e que você consiga dizer tudo o que precisa.

SE ASSISTA E SE POLICIE

O fato de que você está falando com pessoas que vão te assistir pode te assustar um pouco e no inicio você vai acabar falando muito baixo. Isso prejudica a qualidade do vídeo, mas não se apegue a isso logo de inicio, você vai pegando o jeito aos poucos, mas sempre fique atento aos seus vídeos. Se assista, se policie e veja quais melhorias podem ser feitas para que seu vídeo fique exatamente da forma que você precisa.

NÃO APAGUE QUEM VOCÊ É

A edição é a parte milagrosa de um vídeo, mas não deixe que isso faça com que você crie uma pessoa que você não é. Nos meus vídeos, sempre que eu vou gravar, alguma coisa acontece de errado e eu saio xingando, batendo nas coisas, caindo, trombando porque esse sou eu e não tiro essas coisas do vídeo. Claro que se você for como eu, precisará tirar uma certa quantidade de coisas que não tem tanta ligação com o assunto, mas você precisa deixar transparecer você. De nada adianta gravar sendo você e editar tirando o que faz você ser você.

SCRIPT OU TÓPICOS

Criar tópicos ou um script ajuda muito a manter o foco e fazer com que você não se perca no vídeo e nem deixe ele longo demais por ter saído do assunto. Vídeos muito grandes (com mais de 7 minutos) cansam a pessoa que está assistindo, então sempre que for gravar é melhor criar tópicos do assunto em ordem para que fique mais fácil até mesmo na edição e que as ideias sejam organizadas.

TENHA UM MOTIVO

Sabemos que hoje em dia todo mundo quer criar um canal no youtube, mas o que eu mais vejo são pessoas fazendo isso por motivos errados (que ser famoso ou rico). Sabemos que não funciona dessa forma e que não basta ter uma conta no youtube para se tornar famoso e rico e que isso não deve ser o principal que vai motivar as pessoas já que é bem possível que essas duas coisas não aconteçam. Tenha um verdadeiro motivo para gravar vídeos, para te motivar, para fazer com que você tenha vontade de trabalhar e batalhar na gravação, edição e divulgação de seus vídeos, de seu conteúdo.

CRIE E INOVE

Existem vários tipos de vídeos e varias formas de serem gravados. Uma das formas que eu mais gosto e que é um tanto quanto famosa é gravar com a câmera virada para o rosto enquanto seguramos ela com a mão e estamos em algum lugar ou até mesmo dentro de casa. Eu gosto muito desse estilo de vídeo porque parece que ele mostra exatamente quem a pessoa é. Adoro quando vou assistir o vídeo de alguém que está em um parque falando sobre alguma coisa a respeito de natureza ou uma pessoa que está andando pela cidade de patins e grava um vídeo sobre algum assunto aleatório enquanto anda. Isso faz com que eu me sinta mais intimo da pessoa, mostra que ela é ela e que não precisou de uma super produção para ter um assunto legal ou um cenário fixo.


NÃO FAÇA POR OBRIGAÇÃO

Não grave quando estiver desanimado (a menos que o seu canal aborde as pessoas dessa maneira). Se você acha que não está bem para gravar, não grave, não edite, não faça nada que acha que terá de fazer porque acha que deve isso as pessoas. Será melhor não fazer do que fazer e acabar saindo algo que você não quer, de uma forma desanimada e ruim e você perceber que foi uma grande perda de tempo. É necessário que você faça por amor, por vontade e não por obrigação. Coloque essa frase na sua mente "a obrigação de fazer apaga o prazer de criar".

Siga o blog e receba tudo em primeira mão. 
Me leve com você 

 FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | CANAL 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

0 comentários

Deixe o seu comentário, não esqueça do seu email e do seu blog!