Motivos para ter um diário

20:01:00


Muita gente acha que diário é coisa de criança ou que é algo que não devemos ter por ser antigo, que as pessoas escreviam nos diários porque eram sozinhas e não tinham amigos e mais um monte de bobagem que dizem por ai a respeito de usar um diário. Eu sou totalmente contra esses argumentos sem sentido, pra mim o diário é algo que pode fazer a diferença na vida da pessoa. Hoje eu tenho vinte e dois anos e uso desde meus dezesseis. Sempre achei necessário, para a minha vida, ter onde escrever meus sentimentos a respeito de tudo o que estava acontecendo, escrever os melhores momentos do meu dia ou da semana e conseguir "conversar" com alguém que não me julgaria pelos meus pensamentos ou sentimentos e que ia me fazer refletir, que ia fazer com que eu aprendesse mais sobre mim mesmo. Pode ser um diário comprado, um caderno improvisado, apenas folhas, arquivos de texto no computador ou até mesmo áudio. Faz mais ou menos duas semanas que eu fiquei adepto do diário por áudio. Além de ser mais fácil e de eu poder gravar a qualquer momento, eu consigo falar mais sem que fique algo muito grande e cansativo para ler, basta apenas ouvir poucos minutos. Acho isso legal porque acabo economizando papel e tempo, já que é seis vezes mais rápido falar do que escrever.

Existem muitas opções e formas de se usar um diário e coisas que as pessoas deveriam saber a respeito disso. Apesar do nome, não é necessário escrever nele todos os dias, apenas nos dias que acha que deve escrever, que se sente bem com isso e que está afim. Tem pessoas que ainda são adeptas de diário escrito, mas acho que logo vão migrar para o diário em áudio por conta da correria e alguns, infelizmente, vão deixar de lado o diário por achar que como não tem tempo para escrever, não vai valer a pena ter um. Hoje em dia eu não conheço nenhuma pessoa na minha idade que tenha diário e acho que isso acabou se tornando algo para pessoas "estranhas". Acho que já perdi as contas de quantas pessoas me olharam estranho quando disse que uso diário e que não abro mão disso por nada. Existem pessoas que também dizem que "diário é coisa de menininha" mas eu acho que as pessoas se cansaram de cuidarem da própria vida para começarem a criar padrões inexistentes para coisas assim. Dario é pra quem quer e não para um gênero ou outro.

Sempre temos pessoas que podemos conversar sobre a vida e amigos para falar sobre nosso relacionamento amoroso ou familiar, mas com quem vamos falar sobre os amigos? Temos uma infinidade de problemas que sempre queremos falar e acabamos guardando muitos deles para não ficar separando o que falar com cada um e nisso o diário ganha de qualquer ouvinte. Não há restrições do que escrever no diário porque ali é o seu canto, é onde você não deve ter vergonha nem medo de ser quem você é e nem medo de mostrar seus sonhos, ele não está ali para te julgar ou para te olhar estranho, não está ali para levantar a voz com você ou acabar te traindo e falando seus segredos para outras pessoas, ele está ali apenas por você e para você, para que consiga ser alguém melhor, mas não melhor para as pessoas, apenas melhor para você mesmo.

Existem pessoas que guardam os diários por anos, mas eu, particularmente, queimava meus diários sempre quando chegava o fim de um ciclo (a cada fim de ano). Eu gostava de fazer uma pequena fogueira no fundo de casa e queimar pagina por pagina. Muitas pessoas não conseguem entender o que isso significa, mas o problema delas é que não entendem que deve ter um significado apenas para mim. Mesmo assim eu sempre tento explicar de uma forma que faça sentido para as pessoas. Eu escrevi historias em cada pagina do meu diário, historias da minha vida, meus sentimentos e meus pensamentos sobre o que se passou comigo durante aquele ano. Coisas ruins e coisas boas aconteceram e em cada pagina tinha um pouco de bem e mal. Quando acaba cada ciclo, eu sei que é hora de recomeçar e de seguir adiante, sendo assim eu apago todas as historias (queimo) e começo a escrever varias outras. As historias mais importantes e relevantes para a minha vida sempre ficam gravadas em minha mente. Eu não escrevo um diário para guardar as minhas historias e sim para dividi-las com alguém.

Acho que o diário faz com que a pessoa consiga aliviar os sentimentos ruins e pelo menos parte da dor que as vezes está sentindo ou a euforia por ter acontecido algo que quer guardar em segredo. Mas devemos lembrar que se tem um diário, ele deve ser bem cuidado e bem escondido. De nada adianta escrever as suas coisas e deixa-lo em qualquer lugar para que as pessoas vejam (a menos que queira que isso aconteça). Todo cuidado é pouco, então opte por esconder em lugares onde as pessoas jamais podem imaginar que poderia estar, assim seus segredos e pensamentos estarão seguros de qualquer coisa e pessoa curiosa. Se você for uma pessoa que quer guardar todos os seus diários por algum motivo, aconselho que seja em algum lugar arejado para que as folhas possam respirar, isso faz com que eles durem mais tempo. Espero que com esse texto eu tenha conseguido lhe fazer pensar a respeito de ter um diário.

Siga o blog e receba tudo em primeira mão. 
Me leve com você 

 FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | CANAL 

Compartilhe esta postagem nas suas redes sociais e ajude o blog.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

4 comentários

  1. "mas não melhor para as pessoas, apenas melhor para você mesmo" Que lindo, adorei o texto, você escreve muito bem por sinal. Estou aqui de coração partido pelos seus diarios escritos e depois queimados. Eu acho bem legal a ideia de ter diario! Eu tenho um monte guardados no guarda-roupa, mas depois de certo tempo minha mãe começou ler algumas partes escondida, e isso gerava um certo conflito, enfim... Ai eu parei de escrever, mas eu gostava TANTO! Lendo seu texto até me deu uma vontade de voltar a escrever ! ♥

    Meu email: beatrizfofa2012@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é super valido você voltar a escrever o seu dia, seja em um diário físico ou bloco de notas no computador ou celular, é como eu disse, é algo valido para você e que faz toda a diferença. Você precisa deixar bem claro a todos que aquilo é seu e que não vai mudar a vida deles se lerem, mas vai mudar a sua. Adorei a sua visita, espero te ver mais vezes aqui.

      Excluir
  2. Eu escrevo diários também, desde os 16, se não me engano. Gosto de ter um lugar para escrever e organizar meus pensamentos, sem me preocupar em fazer sentido ou se alguém vai julgar. Geralmente tenho fases e pensamentos contraditórios, e fico tranquila sabendo que posso escrever sobre isso sem ter alguém pensando na falta de sentido. Guardo todos os meus diários, às vezes volto pra reler. Ultimamente estou relendo menos, porque uma vez me lembrei de algo muito ruim que tinha escrito, mas ainda assim não tenho coragem de queimar. Entender coisas que aconteceram comigo me ajuda a entender coisas que estou passando agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz todo sentido. Acho que cada pessoa que tem diário acaba criando um ritual próprio e eu acho isso maravilhoso, deixa com que a pessoa acabe se conhecendo mais e auto conquistando. Adorei a sua visita e espero poder te ver aqui mais vezes.

      Excluir

Deixe o seu comentário, não esqueça do seu email e do seu blog!