O mito dentro do mito de Medusa

20:08:00

 (eu escolhi como capa da postagem a Rihanna como Medusa porque sim)

Eu sempre fui amante da mitologia grega, mesmo que não saiba sobre alguns dos deuses (sei apenas os que eu gosto). Conversando com um colega meu descobri que as pessoas sabem muito pouco sobre a mitologia grega e pouca coisa sobre a Medusa. Existem varias historias e teorias sobre a vida de Medusa e quem ela era antes de ser medonha e com cabelos de cobra.

Um dos mitos contam que Medusa era uma das três Gorgonas que eram compostas por ela, Esteno e a Euríale que eram filhas das antigas divindades marinhas Fórcis (Phorkys) e sua irmã, Ceto (Keto) que eram monstros de um mundo arcaico.

Nesse mito já conta como se Medusa tivesse nascido um monstro, sem beleza, mas eu prefiro essa parte que foi contada em um poema do romano Ovidio. Pode não ser a versão verdadeira, mas como saber? Tudo é um mito e cada um acredita no que acha que deve acreditar. Claro que o que eu vou contar aqui é uma mistura da versão de Ovidio com partes de mitos contados por outras pessoas, mas é a versão que eu gosto e por isso vim trazer pra vocês.

Medusa foi filha de dois "deuses" marinhos: Fórcis e Ceto, mas ela não era filha única, havia também sua irmã Esteno e a Euríale. As três mulheres eram donas de uma beleza divina e sendo assim, Atena (a deusa da sabedoria) escolheu uma delas para ser a sacerdotisa do tempo dela e é claro que foi Medusa a escolhida. Para que Medusa pudesse ter esse cargo tão importante ela precisaria ser dona de uma beleza que nenhuma outra poderia ter, uma beleza que causaria inveja em muitas mulheres e deveria ser virgem, então Medusa se encaixava direitinho nesses padrões solicitados pela deusa Atena.

Então foi assim que Medusa se tornou a sacerdotisa mais linda de Atenas. A mulher era de uma beleza tão grande que chamou a atenção de muitos (quase todos) os adoradores da deusa Atena e isso acabou deixando-a bem enciumada, mas mesmo assim, Medusa não se preocupava com os homens desejando ela e se preocupava apenas em cumprir suas funções do templo.

O problema não era apenas que os homens a desejavam, mas Deuses também estavam de olho na garota/mulher. O deus do mar, Poseidon foi o que teve a intenção de possui-la assim que ele a viu pela primeira vez. Ficou tão enlouquecido pela beleza da moça que não queria saber no que poderia acontecer a ela. Ele a queria, desejava seu corpo e desejava que a beleza dela estivesse em suas mãos, nos seus braços, nem que fosse a força.

(será que Poseidon era assim?)
 
Medusa como era sacerdotisa não poderia sair do templo, então mesmo assim, Poseidon entrou no templo, disfarçado ficou atrás do altar até quando não havia mais ninguém. Surpreendeu Medusa e a estuprou, assim conseguindo o que ele queria.

Ao saber que seu templo havia sido violado, Atena descarregou sua raiva, sua ira em Medusa. A deusa tornou Medusa imortal, depois escureceu e revestiu a pele da moça com escamas de réptil e seus cabelos deram lugar a serpentes deixando Medusa com uma aparência horrível de um ser repugnante e tirando toda a sua beleza fazendo com que ela tenha que conviver com a aparência dela para sempre já que era imortal.

O resultado do estupro foi uma gravidez que Medusa teve que passar. Medusa se desculpou com Atena, implorou pela sua beleza e disse a deusa que estava gravida. Suplicou em lágrimas para que houvesse justiça, mas isso não fez diferença para Atena, a deusa não perdoou a moça.

Como se não bastasse tudo o que Medusa tinha passado e em tudo o que Atena tinha tirado dela, a deusa determinou que todos que olhassem para Medusa se tornariam imediatamente estátuas de pedra. Em uma ilha próxima a caverna onde Medusa estava morando com suas irmãs, o rei Polidectes sequestrou Dânae que era mãe do jovem e valente Perseu e estava ameaçando violenta-la se o jovem não trouxesse pra ele a cabeça da Medusa.

Sensibilizada e querendo dar um fim aquele episodio que poderia até manchar sua imagem, a deusa Atena resolveu ajudar o jovem Perseu dando a ele o elmo de Hades, que lhe tornava invisível, as sandalhas aladas de Hermes, um alforje para transportar a cabeça da Medusa e um escudo de bronze brilhante. Perseu entrou na caverna enquanto Medusa e suas irmãs dormiam (mais conhecidas como Gorgonas).

Ele usou o escudo de bronze para refletir a imagem da Medusa para não virar pedra e assim a atacou, arrancando sua cabeça, colocando-a no alforje e saiu da caverna voando. Chegando a ilha, Perseu conseguiu salvar sua mãe e apresentou a Atena a cabeça de Medusa que ainda tinha o mesmo poder transformador de quando estava junto ao corpo.

Atena pregou a face da Medusa em seu escudo, e até hoje ele está lá.

Adorei escrever a historia da Medusa para vocês, eu espero que gostem da historia assim como eu gosto e que tenham gostado da postagem porque eu amei e deu trabalho demais pra escrever tudo o que eu sabia, mas o que eu não faço por vocês?


-------------------------      

Deixe seu comentário que eu vou amar ler, saber que esteve aqui e o que achou. Não esqueça de seguir o blog para receber as postagens em primeira mão.

Encontre-me:
Twitter/Instagram: @alefcaue

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

6 comentários

  1. Que historia triste, cheia de injustiças :|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma historia para se pensar na lealdade que temos com pessoas que as vezes nos punem por erros alheios e como somos vistos quando algo de ruim acontece a gente.

      Excluir
  2. Mas e o filho da Medusa? O que aconteceu com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ninguém sabe se ela chegou a ter o filho ou se ela perdeu ele quando Atena a tornou imortal. Mesmo passando horas procurando sobre o assunto, não é possível encontrar nenhuma resposta sobre o que houve ao filho dela.

      Excluir
  3. Verdade o que houve com a criança que a Medusa carregava?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ninguém sabe se ela chegou a ter o filho ou se ela perdeu ele quando Atena a tornou imortal. Mesmo passando horas procurando sobre o assunto, não é possível encontrar nenhuma resposta sobre o que houve ao filho dela.

      Excluir

Deixe o seu comentário, não esqueça do seu email e do seu blog!