Saúde | 9 mitos que você precisa saber sobre dieta para emagrecer

By Um Container - 20:06:00


Conheço muitas pessoas que fazem dietas de forma desorganizada e louca pois querem chegar ao objetivo, mas nunca param pra pesquisar o que funciona ou não. O que é mito ou verdade. 

Sabemos que nem tudo irá funcionar e que as vezes as pessoas podem passar mal até mesmo desmaiar por fazer uma dieta de forma errada. Ouras vezes não conseguir perder peso e sim continuar com o mesmo ou até ganhar mais e acaba se desmotivando de forma que não acredita que vai conseguir fazer o que precisa para chegar onde quer.

Todos temos objetivos e quero deixar claro que tanto uma dieta para engordar quanto para emagrecer, são difíceis de fazer e de continuar até ver algum resultado. Uma dica ótima para ajudar a acelerar esse resultado é fazer exercícios físicos. Pode ser uma caminhada todo o dia. Uma corridinha pelo bairro. Pular corda, ou ir para a academia se você achar melhor (eu acho).



Só a dieta vai fazer efeito, se você a fizer direito, mas exercícios trarão muitos benefícios para a sua vida. Você se sentirá mais disposto, com mais animo, além de deixar as coisas mais durinhas e no lugar, e vamos combinar que se você está lendo esse artigo é porque busca isso para você.

Não estou impondo nenhum modelo pela sociedade, apenas ajudando quem quer emagrecer até porque quem tem um nível de gordura muito grande no corpo pode vir a ter muitos problemas de saúde. E quem não gosta de um corpo com tudo em cima e durinho? Claro que isso vai de pessoa pra pessoa e você não precisa correr atras de um corpo de modelo ou algo assim, apenas deve fazer isso até se sentir bem, até porque não adianta fazer nada que faça você se sentir mal.

Então vamos ao assunto, sem mais enrolação. Quais são esses mitos?

1 - "A base da dieta faz a diferença"
Tanto faz se a dieta tem base de carboidratos, gorduras ou proteínas: o maior estudo sobre o assunto concluiu que todas se equivalem no emagrecimento a curto prazo e na recuperação do peso a longo prazo. Para a balança, o que interessa é quantas calorias o alimento tem.

2 - "Mulher engorda mais fácil que homem"
Em média, sim. Mas isso não tem nada a ver com elas serem mulheres. Acontece que homens, por terem naturalmente um volume maior de ossos e músculos, tem o metabolismo mais acelerado. Ou seja: entre uma mulher musculosa e um homem flácido, quem engorda mais fácil é ele.

3 - "O estômago cresce com a barriga"
Só em obesos que comem quantidades colossais. Logo, é mito que para emagrecer é preciso comer menos até o estômago diminuir e "pedir" menos comida. O que engorda a maioria é beliscar itens de alta concentração energética e ir acumulando calorias extras.

4 - "Tomar suco natural ajuda no regime"
Não ajuda e pode atrapalhar. O problema dos líquidos que não sejam água (refrigerante, suco, cerveja etc.) é que suas calorias não são devidamente computadas pelo seu corpo. "Nosso organismo não tem a mesma capacidade de identificação de saciedade com líquidos e sólidos", diz Patrícia Jaime. Compare um suco de maçã e uma maçã, por exemplo. A maçã tem fibras (o que manda sinais de saciedade) e você a mastiga (o que manda sinais de saciedade também). No suco, as fibras foram perdidas, ao extrair o sumo da polpa você tem um concentrado de açúcar de várias maçãs (é mais calórico). Apesar das calorias, a bebida ainda vai deixar bastante espaço para a comida.

5 - "Carboidrato à noite engorda"
Não há fundamento científico que mostre isso. A crença seria de que comendo carboidrato à noite a pessoa armazenaria energia mais facilmente porque vai repousar e o metabolismo cai. Na verdade, o que vale é o balanço das calorias ingeridas e queimadas nas 24 horas anteriores.

6 - "Dormir pouco dá fome"
Em tese, a falta de sono diminuiria o nível do hormônio da saciedade (leptina) e aumentaria o da fome (grelina). Mas ainda há muito que se estudar, já que uma das consequências de estar acima do peso é ter sono ruim. Assim, não é dormir pouco que abre o apetite, mas o contrário. O importante é dormir o suficiente para acordar bem disposto.

7 - "Comer de 3 em 3 horas  acelera o metabolismo"
Comer de 3 em 3 horas ajuda a controlar a fome e a comer menos quantidade nas refeições. Mas daí a acelerar o metabolismo vai uma distância.

8 - "Remédio pra emagrecer sempre funciona"
Além de efeitos colaterais, como irritação, insônia, taquicardia, quando você para de tomar o remédio, o apetite vai voltar e, se você continuar comendo do jeito que comia antes do regime, vai engordar de novo porque não vai mais ter a ajuda do remedinho. Outro caso são os remédios irresponsavelmente prescritos que causam disfunções na tireoide, glândula que regula o metabolismo. Remédio, só em último caso e sempre com orientação médica.

9 - "Carboidrato não sacia"
Não. Todos os alimentos dão saciedade. Os carboidratos têm sido vilanizados porque se conclui que os do tipo simples (pão e arroz branco, batata, açúcar) desequilibram o organismo. Mas basta consumi-los com moderação


Tendo dito isso eu encerro por aqui dizendo que se você quer emagrecer, deve entrar em contato com uma nutricionista, ela irá fazer pra você a melhor dieta para seu corpo e seu organismo e acredite, pagar por uma consulta pode te ajudar por muitos anos e a chegar no seu objetivo.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Deixe o seu comentário, não esqueça do seu email e do seu blog!